Pular para o conteúdo principal

DIREITA X ESQUERDA - Escolha pessoal?


Pontos relevantes sobre o tema no meu entendimento depois de ter feito curso de " Filosofia e política" na UNIFAL de Varginha:

 " Ser de direita ou de esquerda na política não é uma decisão simples da pessoa, pois esta escolha é o resultado de conflitos pessoais internos e experiencias de vida que a fizeram acreditar neste ou naquele modelo de condução de prioridades ( direita - liberdade e esquerda-igualdade). Resumindo, na verdade somos escolhidos". Por isso o convencimento se mostra inútil e perda de tempo. O que devemos é fugir do radicalismo que não admite o diálogo e a capacidade de ouvir os outros.Os dois modelos não respondem a todas as demandas da sociedade e, admitido isso, é buscar a moderação e colocar o interesse público acima dos pessoais."

    "A democracia não é o fim e sim  meio de fazer política. Mesmo com seus defeitos e sua lentidão, é a melhor forma de envolvimento e participação da sociedade."

    " Antes de ser mente,sou corpo. Uma pessoa com frio, fome e que não tem onde morar não consegue pensar".

  " A Esquerda acredita que, é o que temos no "bolso" é que no separa e se não houver esta diferença, de pobres e ricos, seremos mais felizes. Agora conseguimos entender seu conflito com a iniciativa privada e sua tendencia ou admiração ao comunismo".

" A direita defende a liberdade como um bem universal,mas no mundo tão desigual a liberdade dos mais ricos é mais ampla do que a dos mais pobres."

" Tanto a Liberdade como a igualdade são direitos universais que devem ser buscados e defendidos pela sociedade.Cabe a política estabelecer critérios de aplicação destes dois valores e sempre que o fizermos, tomaremos uma posição mais a direita ou mais a esquerda."

" O poder não está em uma pessoa ou em um local. O poder esta nas relações que cada um é capaz de construir para atingir os objetivos."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não suporto político desorientado.

 Vamos começar definindo a palavra propósito de uma forma que todos entendam: é aquilo que pretendemos realizar, tornar real em nossa vida. Para que isso possa se tornar real, devemos nos questionar: Quais são as razões que me levaram a escolher este propósito? Estou conversando sobre este tema, pois daqui a pouco teremos candidatos batendo na nossa porta nos pedindo votos e eu pergunto. Qual seria seu propósito e não somente suas propostas? Quando uma pessoa tem um propósito "firme e convicto"ela se prepara para atingi-lo. Abaixo tem um modelo que vi, que fiquei admirado com alguém que pode representar a mudança neste país. Ele fez um plano de ação para atingir seu propósito. Nós eleitores temos que incomodar nossos candidatos com perguntas simples, porem sérias, pois a vida após esta pandemia será muito difícil. Temos que ser comandados por gente comprometida e capaz de organizar a sociedade. Proponho que façamos estas perguntas acima aos candidatos pois q...

Quem não sabe onde chegar, não pode partir - plano de governo.

      " A Sociedade não é uma criação divina, é uma criação humana e como tal, não é justa". Admitindo esta frase como verdade, a política nasce com o objetivo de estabelecer " pesos e contrapesos" de forma a equilibrar ao máximo a balança da justiça. Eu lhe pergunto: como fazer isto sem ter DEUS no coração ou acreditar em algo maior?        A sociedade somente consegue mudar algo quando pessoas se unem em grupos organizados, baseados em ideais e regras que, a todo momento são capazes de entender a necessidade da população e transformar em projetos. Estes grupos, devido o tamanho da sociedade, representam parte dela e por isso são chamados de "Partidos políticos". Na minha visão, todos deviam fazer parte de um, pois só assim podemos melhorar a sociedade. Cada partido tem pessoas comprometidas que de 4 em 4 anos apresentam a sociedade propostas, colhidas por seus participantes que atuam, escutam e trabalham no dia a dia do povo, para melhorar a vida da...

Direita, Esquerda e Centro - Quem sou eu no meio disto?

    A política nasceu com a finalidade de resolver ou amenizar os conflitos na sociedade. Os conflitos eram gerados basicamente por desrespeito a dois conceitos  básicas: Igualdade - Em uma sociedade onde a desigualdade vai se acentuando, é uma questão de tempo onde os prejudicados se revoltem e tentem mudar esta situação.  Liberdade - Imaginem uma sociedade em que todos fazem o que querem, na hora que querem e do jeito que querem? Imaginem ao contrário, não podermos fazer nada devido ao excesso de limitações da sociedade?  Refletindo sobre o conceito de igualdade nas visões : Esquerda: Todos nascemos iguais e é a sociedade que nos torna desiguais. Como esta desigualdade tem fonte externa, o ESTADO pode eliminá-las dando oportunidade iguais a todos. Direita:  Não nascemos iguais e a sociedade é que deve ter instrumentos para nos ajudar a lidar com esta desigualdade. Nesta visão o ESTADO deve encontrar as potencialidades de cada indivíduo e ...