Pular para o conteúdo principal

Direita, Esquerda e Centro - Quem sou eu no meio disto?

    A política nasceu com a finalidade de resolver ou amenizar os conflitos na sociedade. Os conflitos eram gerados basicamente por desrespeito a dois conceitos  básicas:


  1. Igualdade - Em uma sociedade onde a desigualdade vai se acentuando, é uma questão de tempo onde os prejudicados se revoltem e tentem mudar esta situação. 
  2. Liberdade - Imaginem uma sociedade em que todos fazem o que querem, na hora que querem e do jeito que querem? Imaginem ao contrário, não podermos fazer nada devido ao excesso de limitações da sociedade? 
Refletindo sobre o conceito de igualdade nas visões:
  • Esquerda: Todos nascemos iguais e é a sociedade que nos torna desiguais. Como esta desigualdade tem fonte externa, o ESTADO pode eliminá-las dando oportunidade iguais a todos.
  • Direita: Não nascemos iguais e a sociedade é que deve ter instrumentos para nos ajudar a lidar com esta desigualdade. Nesta visão o ESTADO deve encontrar as potencialidades de cada indivíduo e estimulá-la pois o sucesso dele reflete no país.

Refletindo sobre o conceito de liberdade nas visões:
  • Esquerda: A liberdade dos mais ricos é mais ampla do que a dos mais pobres então o ESTADO tem que intervir para diminuir, não a liberdade de quem já a tem, mas para reparar a desigualdade existente nesse tipo de sociedade.
  • Direita: Defende que o princípio da liberdade é uma questão central na sociedade para que o indivíduo crie o seu modo de produção baseado nas suas potencialidades e isto deve ser estimulado pelo Estado.
Concluindo com meu entendimento:  A DIREITA tem como meta a liberdade individual e a ESQUERDA a igualdade social e todas as decisões de ambos tem a finalidade de atingir estes objetivos. Temos muitos exemplos que, para atingir tais objetivos, a ESQUERDA tomou decisões com tendencia de DIREITA e a DIREITA tomou decisões com tendencias de ESQUERDA. Que fique claro que o Brasil precisa destas duas visões de sociedade que apesar de serem opostas, não são excludentes e na minha visão complementares.



Vi uma entrevista do Carlos Ayres Britto em que ele diz:
" A solução esta no meio". Uma pessoas que tem o filho assassinado quer que o assassino morra na cadeia. A família do assassino reconhece o erro, quer que ele pague mas que tenha uma nova chance de recomeçar sua vida. Cabe ao Juiz ouvir os envolvidos que estão em lados opostos do Rio e trazer para o meio, onde a correnteza leva a vida para frente.

DIREITA e ESQUERDA vamos vir para o meio do RIO e fazer o BRASIL andar para FRENTE, os brasileiros merecem isto.

Tudo que escrevi é sobre meu entendimento do curso de" Filosofia e política da UNIFAL" baseado no livro " Direita e Esquerda" de Norberto Bobbio ministrada pelo Professor Lucas sujeita a questionamentos e interpretações imperfeitas.

" A cidade é do cidadão"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não suporto político desorientado.

 Vamos começar definindo a palavra propósito de uma forma que todos entendam: é aquilo que pretendemos realizar, tornar real em nossa vida. Para que isso possa se tornar real, devemos nos questionar: Quais são as razões que me levaram a escolher este propósito? Estou conversando sobre este tema, pois daqui a pouco teremos candidatos batendo na nossa porta nos pedindo votos e eu pergunto. Qual seria seu propósito e não somente suas propostas? Quando uma pessoa tem um propósito "firme e convicto"ela se prepara para atingi-lo. Abaixo tem um modelo que vi, que fiquei admirado com alguém que pode representar a mudança neste país. Ele fez um plano de ação para atingir seu propósito. Nós eleitores temos que incomodar nossos candidatos com perguntas simples, porem sérias, pois a vida após esta pandemia será muito difícil. Temos que ser comandados por gente comprometida e capaz de organizar a sociedade. Proponho que façamos estas perguntas acima aos candidatos pois q...

Quem não sabe onde chegar, não pode partir - plano de governo.

      " A Sociedade não é uma criação divina, é uma criação humana e como tal, não é justa". Admitindo esta frase como verdade, a política nasce com o objetivo de estabelecer " pesos e contrapesos" de forma a equilibrar ao máximo a balança da justiça. Eu lhe pergunto: como fazer isto sem ter DEUS no coração ou acreditar em algo maior?        A sociedade somente consegue mudar algo quando pessoas se unem em grupos organizados, baseados em ideais e regras que, a todo momento são capazes de entender a necessidade da população e transformar em projetos. Estes grupos, devido o tamanho da sociedade, representam parte dela e por isso são chamados de "Partidos políticos". Na minha visão, todos deviam fazer parte de um, pois só assim podemos melhorar a sociedade. Cada partido tem pessoas comprometidas que de 4 em 4 anos apresentam a sociedade propostas, colhidas por seus participantes que atuam, escutam e trabalham no dia a dia do povo, para melhorar a vida da...