Pular para o conteúdo principal

Direita, Esquerda e Centro - Quem sou eu no meio disto?

    A política nasceu com a finalidade de resolver ou amenizar os conflitos na sociedade. Os conflitos eram gerados basicamente por desrespeito a dois conceitos  básicas:


  1. Igualdade - Em uma sociedade onde a desigualdade vai se acentuando, é uma questão de tempo onde os prejudicados se revoltem e tentem mudar esta situação. 
  2. Liberdade - Imaginem uma sociedade em que todos fazem o que querem, na hora que querem e do jeito que querem? Imaginem ao contrário, não podermos fazer nada devido ao excesso de limitações da sociedade? 
Refletindo sobre o conceito de igualdade nas visões:
  • Esquerda: Todos nascemos iguais e é a sociedade que nos torna desiguais. Como esta desigualdade tem fonte externa, o ESTADO pode eliminá-las dando oportunidade iguais a todos.
  • Direita: Não nascemos iguais e a sociedade é que deve ter instrumentos para nos ajudar a lidar com esta desigualdade. Nesta visão o ESTADO deve encontrar as potencialidades de cada indivíduo e estimulá-la pois o sucesso dele reflete no país.

Refletindo sobre o conceito de liberdade nas visões:
  • Esquerda: A liberdade dos mais ricos é mais ampla do que a dos mais pobres então o ESTADO tem que intervir para diminuir, não a liberdade de quem já a tem, mas para reparar a desigualdade existente nesse tipo de sociedade.
  • Direita: Defende que o princípio da liberdade é uma questão central na sociedade para que o indivíduo crie o seu modo de produção baseado nas suas potencialidades e isto deve ser estimulado pelo Estado.
Concluindo com meu entendimento:  A DIREITA tem como meta a liberdade individual e a ESQUERDA a igualdade social e todas as decisões de ambos tem a finalidade de atingir estes objetivos. Temos muitos exemplos que, para atingir tais objetivos, a ESQUERDA tomou decisões com tendencia de DIREITA e a DIREITA tomou decisões com tendencias de ESQUERDA. Que fique claro que o Brasil precisa destas duas visões de sociedade que apesar de serem opostas, não são excludentes e na minha visão complementares.



Vi uma entrevista do Carlos Ayres Britto em que ele diz:
" A solução esta no meio". Uma pessoas que tem o filho assassinado quer que o assassino morra na cadeia. A família do assassino reconhece o erro, quer que ele pague mas que tenha uma nova chance de recomeçar sua vida. Cabe ao Juiz ouvir os envolvidos que estão em lados opostos do Rio e trazer para o meio, onde a correnteza leva a vida para frente.

DIREITA e ESQUERDA vamos vir para o meio do RIO e fazer o BRASIL andar para FRENTE, os brasileiros merecem isto.

Tudo que escrevi é sobre meu entendimento do curso de" Filosofia e política da UNIFAL" baseado no livro " Direita e Esquerda" de Norberto Bobbio ministrada pelo Professor Lucas sujeita a questionamentos e interpretações imperfeitas.

" A cidade é do cidadão"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As pessoas querem mudança, mas não querem mudar.

     " Aprendi na vida pública que as pessoas querem mudança, mas não querem mudar e que, se o errado me beneficia, então não é tão errado assim ". Esta frase foi dita numa conversa sincera por uma pessoa que deixou a vida pública. Gostaria que isso fosse só uma frase dita num momento caloroso de uma discussão e que não fosse verdade, mas não é bem assim. Observo isso no cotidiano com pessoas que se exaltam quando falam de política como donos da razão e da moralidade , mas buscam formas de se beneficiar de isenções injustas de impostos, bolsas de escola alterando a renda ou buscando privilégios através de amizades no poder público.       Não estou aqui para acusar sobre nosso passado mas para escrever sobre um futuro que poderá acontecer se tomarmos consciência que existe uma grande parcela da sociedade que errou e que agora precisa acertar. O Brasil não pode mais esperar. Não podemos mais votar por um saco de cimento ou por uma promessa de emprego. O cand...

O Político DEVE conectar-se aos eleitores.

No blog anterior, falei da importância de definir um propósito ( https://alexandrejrocha.blogspot.com/2020/05/a-importancia-de-um-proposito-vereador.html ), isto vale para vida, mas sobretudo na política. Na forma antiga da política, as pessoas votavam sem conhecer direito as pessoas, indicado por alguém, e isto não quer dizer que devamos ter intimidade, mas ter acesso ao seu passado e as ideias que defende. O Triângulo harmonioso representado abaixo, mostra que,se sou capaz de me conectar a minha verdade e aos meu propósitos serei capaz também de oferecer ao outro uma motivação para que ele me escolha como seu representante. Uma vez que o outro entenda os meus propósitos, ele estabelece comigo uma relação de confiança. Para não deixar esta confiança conquistada ser perdida, devemos sempre manter diálogos com as pessoas para que saibam o porque você tomou esta ou aquela decisão. Propósito, confiança e diálogo permanente com a sociedade é que farão a diferença nas eleições ...

Quem não sabe onde chegar, não pode partir - plano de governo.

      " A Sociedade não é uma criação divina, é uma criação humana e como tal, não é justa". Admitindo esta frase como verdade, a política nasce com o objetivo de estabelecer " pesos e contrapesos" de forma a equilibrar ao máximo a balança da justiça. Eu lhe pergunto: como fazer isto sem ter DEUS no coração ou acreditar em algo maior?        A sociedade somente consegue mudar algo quando pessoas se unem em grupos organizados, baseados em ideais e regras que, a todo momento são capazes de entender a necessidade da população e transformar em projetos. Estes grupos, devido o tamanho da sociedade, representam parte dela e por isso são chamados de "Partidos políticos". Na minha visão, todos deviam fazer parte de um, pois só assim podemos melhorar a sociedade. Cada partido tem pessoas comprometidas que de 4 em 4 anos apresentam a sociedade propostas, colhidas por seus participantes que atuam, escutam e trabalham no dia a dia do povo, para melhorar a vida da...