Pular para o conteúdo principal

Uma sociedade desigual.

       " O RICO tem medo do pobre, o pobre tem medo dos miseráveis e os miseráveis tem medo da fome".  Diante desta frase fiquei inquieto em saber como é o Brasil real para quais os governantes devem governar. Que o Brasil é desigual eu consigo perceber, mas quanto? Consultando fontes como IBGE que todos temos acesso percebi que os dados nacionais não são tão diferentes do meu estado que não é tão diferente da minha cidade. Segue os números da minha cidade:

  1. Em torno de 40% das pessoas recebem até 1 salário mínimo e em torno de 30% destes sustentam 1 casa com mais de 2 pessoas.
  2. Em torno de 70% das pessoas recebem até 2 salários mínimos. 
  3. Em torno de 90% das pessoas recebem até 5 salários mínimos.
        Diante destes dados, se você viesse a ser prefeito ou vereador, para quais pessoas você iria direcionar suas ações políticas? Podemos ter representantes de qualquer classe de renda, mas será que eles entendem a dificuldade de viver com 1 salário mínimo por mês para sustentar uma família? Será que eles usam o transporte público para se deslocar dos bairros mais afastados para poder trabalhar? Quantos políticos você encontrou na UPA ou no hospital do SUS? Quantos políticos que você conhece que trabalharam e estudaram pois era a unica forma de conseguir melhorar de vida?      
      A desigualdade não é um mal que acabaremos do dia para noite, mas deve ser trabalhada para que deva ser cada vez menor. Para que isto aconteça devemos ter políticos que se incomodem com isto e sejam capazes de implementar politicas publicas com a finalidade de combater a desigualdade.
      Sou fruto de uma família que fez uma escolha em me patrocinar para estudar. Vida difícil exigem escolhas e minha história de vida e da minha família mudou. Se isto aconteceu na minha família, pode acontecer também na minha cidade quando, a vida difícil, nos obriga a fazermos boas escolhas. Para fazer boas escolhas na política, sugiro que dê preferência a quem participa da sociedade de forma constante como ONGs, associações, que esta filiado a um partido a alguns anos, que participe de movimentos de igrejas também de forma contante e quem faz o bem fora do ambiente de campanha.
" A cidade é do cidadão"

Email: ajrocha1975@gmail.com

Quero saber sua opinião sobre politica: Formulário


Comentários

  1. Em tempo de pandemia, a qual começou pelos ricos e atingiu a todos, é preciso que aguçemos nossa reflexão em todos os sentidos ( comportamento, espiritual, social, politico, saúde etc...) e precisamos sair dessa para melhorar a vida de todos.
    Os planos de contigenciamento estão deixando de fora as populações de maior vulnerabilidade, incluindo idosos, aqueles que vivem em situação de rua, refugiados e outros que precisam de oportunidade de emprego e renda, orientações especificas e claras, de moradia, água, sabão, saneamento e dignidade minima de sobrevivência. Respostas urgentes e concretas do Poder Público as suas necessidades.
    Políticos e cidadãos precisam verter suas forças para privilegiar o : BEM COMUM e não a autopromoção.
    #Facaasuaparte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A importância dos partidos políticos

    Quando um grupo de pessoas resolveram morar próximas uma das outras formando as cidades, imaginem a quantidade de conflitos que ocorriam. Para tentar encontrar caminhos para estabelecer regras e acordos, em que deveria atender a maioria das pessoas de forma a garantir uma boa convivência entre elas, nasceu a política. Sem política só nos resta a guerra e ganhará ou o mais forte ou o mais esperto. Prefiro a política do que a guerra e por isso estou tentando contribuir para melhora-la.     Como a política nasce normalmente de conflitos de interesses e necessidades humanas de convivência, nem todo mundo gosta de trabalhar com ela. Basta ver como são poucos que gostam de ir a reunião de condomínio, das escolas, das igrejas, e etc...pois são momentos em que temos pouco tempo para falar e ter muita paciência de ouvir. É por esta falta deste ambiente político e da participação das partes interessadas é que acontece as greves e manifestações que podem terminar em violência e saques. A so

DIREITA X ESQUERDA - Escolha pessoal?

Pontos relevantes sobre o tema no meu entendimento depois de ter feito curso de " Filosofia e política" na UNIFAL de Varginha:  " Ser de direita ou de esquerda na política não é uma decisão simples da pessoa, pois esta escolha é o resultado de conflitos pessoais internos e experiencias de vida que a fizeram acreditar neste ou naquele modelo de condução de prioridades ( direita - liberdade e esquerda-igualdade). Resumindo, na verdade somos escolhidos". Por isso o convencimento se mostra inútil e perda de tempo. O que devemos é fugir do radicalismo que não admite o diálogo e a capacidade de ouvir os outros.Os dois modelos não respondem a todas as demandas da sociedade e, admitido isso, é buscar a moderação e colocar o interesse público acima dos pessoais."     "A democracia não é o fim e sim  meio de fazer política. Mesmo com seus defeitos e sua lentidão, é a melhor forma de envolvimento e participação da sociedade."     " Antes de ser men

Que seus confrontos tenham um único objetivo, o encontro. Somente juntos venceremos esta pandemia e outros desafios que estão por vir.

  Estamos vivendo um momento difícil diante de uma pandemia que nos assusta e retira nossa liberdade. “Caiu a ficha” e percebemos que vivemos em um mundo em que ações pessoais podem atingir o coletivo e que um depende do outro. Não importa nossa religião, time de futebol, gostos de música e partido político. O Vírus não pergunta nada disto para nos infectar. Neste momento importante para a sobrevivência, o Vírus vem ganhando espaço pois, em vez de nos unirmos, estamos cultivando um outro vírus que já nos infectou, já faz tempo, que é do gosto pelo confronto com quem pensa diferente da gente ou não faz parte da minha “panelinha”. Mas não é aquele confronto de ideias,sadio, respeitoso que nos faz crescer e sim o confronto que tem como objetivo de ter um vencedor que nos humilha e nos afasta. Sou filho de uma cidade do interior e via isso constantemente na vida cotidiana da população. Quando um partido A ganhava as eleições, trocavam todos do partido B que estava trabalhando na prefei