Pular para o conteúdo principal

Direita, Esquerda e Centro - Quem sou eu no meio disto?

    A política nasceu com a finalidade de resolver ou amenizar os conflitos na sociedade. Os conflitos eram gerados basicamente por desrespeito a dois conceitos  básicas:


  1. Igualdade - Em uma sociedade onde a desigualdade vai se acentuando, é uma questão de tempo onde os prejudicados se revoltem e tentem mudar esta situação. 
  2. Liberdade - Imaginem uma sociedade em que todos fazem o que querem, na hora que querem e do jeito que querem? Imaginem ao contrário, não podermos fazer nada devido ao excesso de limitações da sociedade? 
Refletindo sobre o conceito de igualdade nas visões:
  • Esquerda: Todos nascemos iguais e é a sociedade que nos torna desiguais. Como esta desigualdade tem fonte externa, o ESTADO pode eliminá-las dando oportunidade iguais a todos.
  • Direita: Não nascemos iguais e a sociedade é que deve ter instrumentos para nos ajudar a lidar com esta desigualdade. Nesta visão o ESTADO deve encontrar as potencialidades de cada indivíduo e estimulá-la pois o sucesso dele reflete no país.

Refletindo sobre o conceito de liberdade nas visões:
  • Esquerda: A liberdade dos mais ricos é mais ampla do que a dos mais pobres então o ESTADO tem que intervir para diminuir, não a liberdade de quem já a tem, mas para reparar a desigualdade existente nesse tipo de sociedade.
  • Direita: Defende que o princípio da liberdade é uma questão central na sociedade para que o indivíduo crie o seu modo de produção baseado nas suas potencialidades e isto deve ser estimulado pelo Estado.
Concluindo com meu entendimento:  A DIREITA tem como meta a liberdade individual e a ESQUERDA a igualdade social e todas as decisões de ambos tem a finalidade de atingir estes objetivos. Temos muitos exemplos que, para atingir tais objetivos, a ESQUERDA tomou decisões com tendencia de DIREITA e a DIREITA tomou decisões com tendencias de ESQUERDA. Que fique claro que o Brasil precisa destas duas visões de sociedade que apesar de serem opostas, não são excludentes e na minha visão complementares.



Vi uma entrevista do Carlos Ayres Britto em que ele diz:
" A solução esta no meio". Uma pessoas que tem o filho assassinado quer que o assassino morra na cadeia. A família do assassino reconhece o erro, quer que ele pague mas que tenha uma nova chance de recomeçar sua vida. Cabe ao Juiz ouvir os envolvidos que estão em lados opostos do Rio e trazer para o meio, onde a correnteza leva a vida para frente.

DIREITA e ESQUERDA vamos vir para o meio do RIO e fazer o BRASIL andar para FRENTE, os brasileiros merecem isto.

Tudo que escrevi é sobre meu entendimento do curso de" Filosofia e política da UNIFAL" baseado no livro " Direita e Esquerda" de Norberto Bobbio ministrada pelo Professor Lucas sujeita a questionamentos e interpretações imperfeitas.

" A cidade é do cidadão"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância dos partidos políticos

    Quando um grupo de pessoas resolveram morar próximas uma das outras formando as cidades, imaginem a quantidade de conflitos que ocorriam. Para tentar encontrar caminhos para estabelecer regras e acordos, em que deveria atender a maioria das pessoas de forma a garantir uma boa convivência entre elas, nasceu a política. Sem política só nos resta a guerra e ganhará ou o mais forte ou o mais esperto. Prefiro a política do que a guerra e por isso estou tentando contribuir para melhora-la.     Como a política nasce normalmente de conflitos de interesses e necessidades humanas de convivência, nem todo mundo gosta de trabalhar com ela. Basta ver como são poucos que gostam de ir a reunião de condomínio, das escolas, das igrejas, e etc...pois são momentos em que temos pouco tempo para falar e ter muita paciência de ouvir. É por esta falta deste ambiente político e da participação das partes interessadas é que acontece as greves e manifestações que podem terminar em violência e saques. A so

DIREITA X ESQUERDA - Escolha pessoal?

Pontos relevantes sobre o tema no meu entendimento depois de ter feito curso de " Filosofia e política" na UNIFAL de Varginha:  " Ser de direita ou de esquerda na política não é uma decisão simples da pessoa, pois esta escolha é o resultado de conflitos pessoais internos e experiencias de vida que a fizeram acreditar neste ou naquele modelo de condução de prioridades ( direita - liberdade e esquerda-igualdade). Resumindo, na verdade somos escolhidos". Por isso o convencimento se mostra inútil e perda de tempo. O que devemos é fugir do radicalismo que não admite o diálogo e a capacidade de ouvir os outros.Os dois modelos não respondem a todas as demandas da sociedade e, admitido isso, é buscar a moderação e colocar o interesse público acima dos pessoais."     "A democracia não é o fim e sim  meio de fazer política. Mesmo com seus defeitos e sua lentidão, é a melhor forma de envolvimento e participação da sociedade."     " Antes de ser men

Ser cidadão, uma escolha que devemos fazer.

        Comecei o curso de " Filosofia e política " na UNIFAL e uma frase dita pelo carismático Prof. Paulo Cesar de Oliveira não me sai da cabeça : " Quem trabalhar com a política terá dificuldade em entrar no céu, mas a falta ou o má uso dela deixa a vida da população um inferno". Com essa simples frase ele validou uma iniciativa que já havia tomado de fazer parte da vida política da minha querida cidade de varginha.        Li também o livro sobre o tema da campanha da fraternidade que é:  Fraternidade e Políticas Públicas que nos encoraja, na vida de leigo, a enfrentar os desafios de se doar na política para melhorar a vida das pessoas.        Não é fácil tomar esta decisão pois a primeira ação a ser tomada é se filiar a um partido político. Mas qual? Tomei a decisão seguindo alguns passos nesta escolha: 1- Ler estatutos de partidos e ver qual seria o que mais se aproxima dos meus valores. 2- Não ligar o partido a pessoas ou personalidades que sujaram ou abr