Pular para o conteúdo principal

Direita, Esquerda e Centro - Quem sou eu no meio disto?

    A política nasceu com a finalidade de resolver ou amenizar os conflitos na sociedade. Os conflitos eram gerados basicamente por desrespeito a dois conceitos  básicas:


  1. Igualdade - Em uma sociedade onde a desigualdade vai se acentuando, é uma questão de tempo onde os prejudicados se revoltem e tentem mudar esta situação. 
  2. Liberdade - Imaginem uma sociedade em que todos fazem o que querem, na hora que querem e do jeito que querem? Imaginem ao contrário, não podermos fazer nada devido ao excesso de limitações da sociedade? 
Refletindo sobre o conceito de igualdade nas visões:
  • Esquerda: Todos nascemos iguais e é a sociedade que nos torna desiguais. Como esta desigualdade tem fonte externa, o ESTADO pode eliminá-las dando oportunidade iguais a todos.
  • Direita: Não nascemos iguais e a sociedade é que deve ter instrumentos para nos ajudar a lidar com esta desigualdade. Nesta visão o ESTADO deve encontrar as potencialidades de cada indivíduo e estimulá-la pois o sucesso dele reflete no país.

Refletindo sobre o conceito de liberdade nas visões:
  • Esquerda: A liberdade dos mais ricos é mais ampla do que a dos mais pobres então o ESTADO tem que intervir para diminuir, não a liberdade de quem já a tem, mas para reparar a desigualdade existente nesse tipo de sociedade.
  • Direita: Defende que o princípio da liberdade é uma questão central na sociedade para que o indivíduo crie o seu modo de produção baseado nas suas potencialidades e isto deve ser estimulado pelo Estado.
Concluindo com meu entendimento:  A DIREITA tem como meta a liberdade individual e a ESQUERDA a igualdade social e todas as decisões de ambos tem a finalidade de atingir estes objetivos. Temos muitos exemplos que, para atingir tais objetivos, a ESQUERDA tomou decisões com tendencia de DIREITA e a DIREITA tomou decisões com tendencias de ESQUERDA. Que fique claro que o Brasil precisa destas duas visões de sociedade que apesar de serem opostas, não são excludentes e na minha visão complementares.



Vi uma entrevista do Carlos Ayres Britto em que ele diz:
" A solução esta no meio". Uma pessoas que tem o filho assassinado quer que o assassino morra na cadeia. A família do assassino reconhece o erro, quer que ele pague mas que tenha uma nova chance de recomeçar sua vida. Cabe ao Juiz ouvir os envolvidos que estão em lados opostos do Rio e trazer para o meio, onde a correnteza leva a vida para frente.

DIREITA e ESQUERDA vamos vir para o meio do RIO e fazer o BRASIL andar para FRENTE, os brasileiros merecem isto.

Tudo que escrevi é sobre meu entendimento do curso de" Filosofia e política da UNIFAL" baseado no livro " Direita e Esquerda" de Norberto Bobbio ministrada pelo Professor Lucas sujeita a questionamentos e interpretações imperfeitas.

" A cidade é do cidadão"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não suporto político desorientado.

 Vamos começar definindo a palavra propósito de uma forma que todos entendam: é aquilo que pretendemos realizar, tornar real em nossa vida. Para que isso possa se tornar real, devemos nos questionar: Quais são as razões que me levaram a escolher este propósito? Estou conversando sobre este tema, pois daqui a pouco teremos candidatos batendo na nossa porta nos pedindo votos e eu pergunto. Qual seria seu propósito e não somente suas propostas? Quando uma pessoa tem um propósito "firme e convicto"ela se prepara para atingi-lo. Abaixo tem um modelo que vi, que fiquei admirado com alguém que pode representar a mudança neste país. Ele fez um plano de ação para atingir seu propósito. Nós eleitores temos que incomodar nossos candidatos com perguntas simples, porem sérias, pois a vida após esta pandemia será muito difícil. Temos que ser comandados por gente comprometida e capaz de organizar a sociedade. Proponho que façamos estas perguntas acima aos candidatos pois q...

Cuidar para usufruir.

   " É necessário que cada um pense em cuidar e não apenas usufruir". Acredito que esta frase deveria ser debatida nas escolas de nossa cidade onde temos que educar nossos jovens com esta mentalidade em que temos que cuidar para usufruir. Nossos avós e pais tinham isso não nos livros e sim nos seus corações nos alertando do risco que corríamos de não cuidar das nossas coisas. Esta frase não chegou a muitos com relação ao meio ambiente e hoje estamos convivendo com o racionamento de água em alguns bairros. Daria para imaginar na cabeça dos mais antigos que o Brasil, com tantos rios poderia algum dia ter problema de falta de água? Pois é, vem acontecendo. Daria para imaginar que o Brasil com tantas florestas teria problema com a poluição? Pois é, vem acontecendo.    Temos que começar a cuidar melhor do meio ambiente, das criação de nossos filhos, da vida politica no nosso país, da educação dos jovens, da nossa religião e da nossa vida. A " ficha cairá" em algum momen...