Pular para o conteúdo principal

Uma sociedade desigual.

       " O RICO tem medo do pobre, o pobre tem medo dos miseráveis e os miseráveis tem medo da fome".  Diante desta frase fiquei inquieto em saber como é o Brasil real para quais os governantes devem governar. Que o Brasil é desigual eu consigo perceber, mas quanto? Consultando fontes como IBGE que todos temos acesso percebi que os dados nacionais não são tão diferentes do meu estado que não é tão diferente da minha cidade. Segue os números da minha cidade:

  1. Em torno de 40% das pessoas recebem até 1 salário mínimo e em torno de 30% destes sustentam 1 casa com mais de 2 pessoas.
  2. Em torno de 70% das pessoas recebem até 2 salários mínimos. 
  3. Em torno de 90% das pessoas recebem até 5 salários mínimos.
        Diante destes dados, se você viesse a ser prefeito ou vereador, para quais pessoas você iria direcionar suas ações políticas? Podemos ter representantes de qualquer classe de renda, mas será que eles entendem a dificuldade de viver com 1 salário mínimo por mês para sustentar uma família? Será que eles usam o transporte público para se deslocar dos bairros mais afastados para poder trabalhar? Quantos políticos você encontrou na UPA ou no hospital do SUS? Quantos políticos que você conhece que trabalharam e estudaram pois era a unica forma de conseguir melhorar de vida?      
      A desigualdade não é um mal que acabaremos do dia para noite, mas deve ser trabalhada para que deva ser cada vez menor. Para que isto aconteça devemos ter políticos que se incomodem com isto e sejam capazes de implementar politicas publicas com a finalidade de combater a desigualdade.
      Sou fruto de uma família que fez uma escolha em me patrocinar para estudar. Vida difícil exigem escolhas e minha história de vida e da minha família mudou. Se isto aconteceu na minha família, pode acontecer também na minha cidade quando, a vida difícil, nos obriga a fazermos boas escolhas. Para fazer boas escolhas na política, sugiro que dê preferência a quem participa da sociedade de forma constante como ONGs, associações, que esta filiado a um partido a alguns anos, que participe de movimentos de igrejas também de forma contante e quem faz o bem fora do ambiente de campanha.
" A cidade é do cidadão"

Email: ajrocha1975@gmail.com

Quero saber sua opinião sobre politica: Formulário


Comentários

  1. Em tempo de pandemia, a qual começou pelos ricos e atingiu a todos, é preciso que aguçemos nossa reflexão em todos os sentidos ( comportamento, espiritual, social, politico, saúde etc...) e precisamos sair dessa para melhorar a vida de todos.
    Os planos de contigenciamento estão deixando de fora as populações de maior vulnerabilidade, incluindo idosos, aqueles que vivem em situação de rua, refugiados e outros que precisam de oportunidade de emprego e renda, orientações especificas e claras, de moradia, água, sabão, saneamento e dignidade minima de sobrevivência. Respostas urgentes e concretas do Poder Público as suas necessidades.
    Políticos e cidadãos precisam verter suas forças para privilegiar o : BEM COMUM e não a autopromoção.
    #Facaasuaparte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não suporto político desorientado.

 Vamos começar definindo a palavra propósito de uma forma que todos entendam: é aquilo que pretendemos realizar, tornar real em nossa vida. Para que isso possa se tornar real, devemos nos questionar: Quais são as razões que me levaram a escolher este propósito? Estou conversando sobre este tema, pois daqui a pouco teremos candidatos batendo na nossa porta nos pedindo votos e eu pergunto. Qual seria seu propósito e não somente suas propostas? Quando uma pessoa tem um propósito "firme e convicto"ela se prepara para atingi-lo. Abaixo tem um modelo que vi, que fiquei admirado com alguém que pode representar a mudança neste país. Ele fez um plano de ação para atingir seu propósito. Nós eleitores temos que incomodar nossos candidatos com perguntas simples, porem sérias, pois a vida após esta pandemia será muito difícil. Temos que ser comandados por gente comprometida e capaz de organizar a sociedade. Proponho que façamos estas perguntas acima aos candidatos pois q...

O Político DEVE conectar-se aos eleitores.

No blog anterior, falei da importância de definir um propósito ( https://alexandrejrocha.blogspot.com/2020/05/a-importancia-de-um-proposito-vereador.html ), isto vale para vida, mas sobretudo na política. Na forma antiga da política, as pessoas votavam sem conhecer direito as pessoas, indicado por alguém, e isto não quer dizer que devamos ter intimidade, mas ter acesso ao seu passado e as ideias que defende. O Triângulo harmonioso representado abaixo, mostra que,se sou capaz de me conectar a minha verdade e aos meu propósitos serei capaz também de oferecer ao outro uma motivação para que ele me escolha como seu representante. Uma vez que o outro entenda os meus propósitos, ele estabelece comigo uma relação de confiança. Para não deixar esta confiança conquistada ser perdida, devemos sempre manter diálogos com as pessoas para que saibam o porque você tomou esta ou aquela decisão. Propósito, confiança e diálogo permanente com a sociedade é que farão a diferença nas eleições ...

As pessoas querem mudança, mas não querem mudar.

     " Aprendi na vida pública que as pessoas querem mudança, mas não querem mudar e que, se o errado me beneficia, então não é tão errado assim ". Esta frase foi dita numa conversa sincera por uma pessoa que deixou a vida pública. Gostaria que isso fosse só uma frase dita num momento caloroso de uma discussão e que não fosse verdade, mas não é bem assim. Observo isso no cotidiano com pessoas que se exaltam quando falam de política como donos da razão e da moralidade , mas buscam formas de se beneficiar de isenções injustas de impostos, bolsas de escola alterando a renda ou buscando privilégios através de amizades no poder público.       Não estou aqui para acusar sobre nosso passado mas para escrever sobre um futuro que poderá acontecer se tomarmos consciência que existe uma grande parcela da sociedade que errou e que agora precisa acertar. O Brasil não pode mais esperar. Não podemos mais votar por um saco de cimento ou por uma promessa de emprego. O cand...