Pular para o conteúdo principal

Uma sociedade desigual.

       " O RICO tem medo do pobre, o pobre tem medo dos miseráveis e os miseráveis tem medo da fome".  Diante desta frase fiquei inquieto em saber como é o Brasil real para quais os governantes devem governar. Que o Brasil é desigual eu consigo perceber, mas quanto? Consultando fontes como IBGE que todos temos acesso percebi que os dados nacionais não são tão diferentes do meu estado que não é tão diferente da minha cidade. Segue os números da minha cidade:

  1. Em torno de 40% das pessoas recebem até 1 salário mínimo e em torno de 30% destes sustentam 1 casa com mais de 2 pessoas.
  2. Em torno de 70% das pessoas recebem até 2 salários mínimos. 
  3. Em torno de 90% das pessoas recebem até 5 salários mínimos.
        Diante destes dados, se você viesse a ser prefeito ou vereador, para quais pessoas você iria direcionar suas ações políticas? Podemos ter representantes de qualquer classe de renda, mas será que eles entendem a dificuldade de viver com 1 salário mínimo por mês para sustentar uma família? Será que eles usam o transporte público para se deslocar dos bairros mais afastados para poder trabalhar? Quantos políticos você encontrou na UPA ou no hospital do SUS? Quantos políticos que você conhece que trabalharam e estudaram pois era a unica forma de conseguir melhorar de vida?      
      A desigualdade não é um mal que acabaremos do dia para noite, mas deve ser trabalhada para que deva ser cada vez menor. Para que isto aconteça devemos ter políticos que se incomodem com isto e sejam capazes de implementar politicas publicas com a finalidade de combater a desigualdade.
      Sou fruto de uma família que fez uma escolha em me patrocinar para estudar. Vida difícil exigem escolhas e minha história de vida e da minha família mudou. Se isto aconteceu na minha família, pode acontecer também na minha cidade quando, a vida difícil, nos obriga a fazermos boas escolhas. Para fazer boas escolhas na política, sugiro que dê preferência a quem participa da sociedade de forma constante como ONGs, associações, que esta filiado a um partido a alguns anos, que participe de movimentos de igrejas também de forma contante e quem faz o bem fora do ambiente de campanha.
" A cidade é do cidadão"

Email: ajrocha1975@gmail.com

Quero saber sua opinião sobre politica: Formulário


Comentários

  1. Em tempo de pandemia, a qual começou pelos ricos e atingiu a todos, é preciso que aguçemos nossa reflexão em todos os sentidos ( comportamento, espiritual, social, politico, saúde etc...) e precisamos sair dessa para melhorar a vida de todos.
    Os planos de contigenciamento estão deixando de fora as populações de maior vulnerabilidade, incluindo idosos, aqueles que vivem em situação de rua, refugiados e outros que precisam de oportunidade de emprego e renda, orientações especificas e claras, de moradia, água, sabão, saneamento e dignidade minima de sobrevivência. Respostas urgentes e concretas do Poder Público as suas necessidades.
    Políticos e cidadãos precisam verter suas forças para privilegiar o : BEM COMUM e não a autopromoção.
    #Facaasuaparte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Político DEVE conectar-se aos eleitores.

No blog anterior, falei da importância de definir um propósito ( https://alexandrejrocha.blogspot.com/2020/05/a-importancia-de-um-proposito-vereador.html ), isto vale para vida, mas sobretudo na política. Na forma antiga da política, as pessoas votavam sem conhecer direito as pessoas, indicado por alguém, e isto não quer dizer que devamos ter intimidade, mas ter acesso ao seu passado e as ideias que defende. O Triângulo harmonioso representado abaixo, mostra que,se sou capaz de me conectar a minha verdade e aos meu propósitos serei capaz também de oferecer ao outro uma motivação para que ele me escolha como seu representante. Uma vez que o outro entenda os meus propósitos, ele estabelece comigo uma relação de confiança. Para não deixar esta confiança conquistada ser perdida, devemos sempre manter diálogos com as pessoas para que saibam o porque você tomou esta ou aquela decisão. Propósito, confiança e diálogo permanente com a sociedade é que farão a diferença nas eleições ...

Não suporto político desorientado.

 Vamos começar definindo a palavra propósito de uma forma que todos entendam: é aquilo que pretendemos realizar, tornar real em nossa vida. Para que isso possa se tornar real, devemos nos questionar: Quais são as razões que me levaram a escolher este propósito? Estou conversando sobre este tema, pois daqui a pouco teremos candidatos batendo na nossa porta nos pedindo votos e eu pergunto. Qual seria seu propósito e não somente suas propostas? Quando uma pessoa tem um propósito "firme e convicto"ela se prepara para atingi-lo. Abaixo tem um modelo que vi, que fiquei admirado com alguém que pode representar a mudança neste país. Ele fez um plano de ação para atingir seu propósito. Nós eleitores temos que incomodar nossos candidatos com perguntas simples, porem sérias, pois a vida após esta pandemia será muito difícil. Temos que ser comandados por gente comprometida e capaz de organizar a sociedade. Proponho que façamos estas perguntas acima aos candidatos pois q...

2020 - O ano da mudança na nossa cidade.

        O Brasil esta "gritando" por mais emprego, fim da impunidade, melhores condições na saúde, por uma educação de qualidade e tantos outras coisas importantes mais, por isso devemos ter critérios para elegermos nossos representantes. Como queremos que nossa vida mude elegendo representantes que nunca administraram nada, não tem projetos para a cidade e não dialogam com a sociedade? Quando os frutos das más escolhas aparecem, ficamos culpando todos, menos a nós mesmos. Somos responsáveis pelo nosso voto e a dos que estão próximos da gente. Estamos interligados quer aceitemos ou não. Por isso convido a todos a encontrar critérios para elegermos nossos representantes e a convencer as pessoas próximas a não usar o seu voto como protesto pois custa caro pata toda a sociedade tal decisão.       Pense que a melhora da qualidade da Educação, da saúde e do emprego pode depender do seu voto. A cidade é nossa e temos que cuidar bem dela. Critérios q...