Pular para o conteúdo principal

Que seus confrontos tenham um único objetivo, o encontro. Somente juntos venceremos esta pandemia e outros desafios que estão por vir.

 

Estamos vivendo um momento difícil diante de uma pandemia que nos assusta e retira nossa liberdade. “Caiu a ficha” e percebemos que vivemos em um mundo em que ações pessoais podem atingir o coletivo e que um depende do outro. Não importa nossa religião, time de futebol, gostos de música e partido político. O Vírus não pergunta nada disto para nos infectar.

Neste momento importante para a sobrevivência, o Vírus vem ganhando espaço pois, em vez de nos unirmos, estamos cultivando um outro vírus que já nos infectou, já faz tempo, que é do gosto pelo confronto com quem pensa diferente da gente ou não faz parte da minha “panelinha”. Mas não é aquele confronto de ideias,sadio, respeitoso que nos faz crescer e sim o confronto que tem como objetivo de ter um vencedor que nos humilha e nos afasta.

Sou filho de uma cidade do interior e via isso constantemente na vida cotidiana da população. Quando um partido A ganhava as eleições, trocavam todos do partido B que estava trabalhando na prefeitura. Existia um certo prazer de fazer isto e uma expectativa dos vencedores da forma que isso iria acontecer. Nisto se alimentava ainda mais esta cultura do confronto segregador.

Verdadeiras rivalidades entre cidades vizinhas, inclusive históricas, que não levam a nada, mas que permaneciam vivas pelos mais jovens que nem sabem a fonte deste sentimento.

Pensei que fosse somente na minha cidade, mas tive oportunidades de viver em muitas outras e descobri que esta cultura do confronto destrutivo se espalhou e está latente nos dias atuais causando resultados reais. Mortes.

Primeira coisa a se fazer para resolver um problema é reconhecer que ele existe.

Segundo é avaliar o que eu posso fazer para que ele não cresça a partir de mim.

Terceiro, construir grupos de pessoas que, assim como você, não suportam viver em um mundo assim e querem enfrentar esta cultura destrutiva.

Quarto, pesquisar a fonte, a causa, o motivo ou a razão disto existir com tanta força e tomar atitudes para combate-la.

É muito chato viver assim, mas será este desconforto que nos motivará a fazer coisas diferentes para resolver este nosso problema.

A cultura do encontro tem que renascer, pois foi ela que nos trouxe até aqui e nos levará para um futuro melhor. Trabalhar juntos é e sempre será um desafio, mas aí temos que colocar a nossa inteligência e a paciência a serviço dos outros. 

Referência: Fratelli tutti – todos irmãos- Papa Francisco.

Alexandre Jose Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não suporto político desorientado.

 Vamos começar definindo a palavra propósito de uma forma que todos entendam: é aquilo que pretendemos realizar, tornar real em nossa vida. Para que isso possa se tornar real, devemos nos questionar: Quais são as razões que me levaram a escolher este propósito? Estou conversando sobre este tema, pois daqui a pouco teremos candidatos batendo na nossa porta nos pedindo votos e eu pergunto. Qual seria seu propósito e não somente suas propostas? Quando uma pessoa tem um propósito "firme e convicto"ela se prepara para atingi-lo. Abaixo tem um modelo que vi, que fiquei admirado com alguém que pode representar a mudança neste país. Ele fez um plano de ação para atingir seu propósito. Nós eleitores temos que incomodar nossos candidatos com perguntas simples, porem sérias, pois a vida após esta pandemia será muito difícil. Temos que ser comandados por gente comprometida e capaz de organizar a sociedade. Proponho que façamos estas perguntas acima aos candidatos pois q...

Quem não sabe onde chegar, não pode partir - plano de governo.

      " A Sociedade não é uma criação divina, é uma criação humana e como tal, não é justa". Admitindo esta frase como verdade, a política nasce com o objetivo de estabelecer " pesos e contrapesos" de forma a equilibrar ao máximo a balança da justiça. Eu lhe pergunto: como fazer isto sem ter DEUS no coração ou acreditar em algo maior?        A sociedade somente consegue mudar algo quando pessoas se unem em grupos organizados, baseados em ideais e regras que, a todo momento são capazes de entender a necessidade da população e transformar em projetos. Estes grupos, devido o tamanho da sociedade, representam parte dela e por isso são chamados de "Partidos políticos". Na minha visão, todos deviam fazer parte de um, pois só assim podemos melhorar a sociedade. Cada partido tem pessoas comprometidas que de 4 em 4 anos apresentam a sociedade propostas, colhidas por seus participantes que atuam, escutam e trabalham no dia a dia do povo, para melhorar a vida da...

Direita, Esquerda e Centro - Quem sou eu no meio disto?

    A política nasceu com a finalidade de resolver ou amenizar os conflitos na sociedade. Os conflitos eram gerados basicamente por desrespeito a dois conceitos  básicas: Igualdade - Em uma sociedade onde a desigualdade vai se acentuando, é uma questão de tempo onde os prejudicados se revoltem e tentem mudar esta situação.  Liberdade - Imaginem uma sociedade em que todos fazem o que querem, na hora que querem e do jeito que querem? Imaginem ao contrário, não podermos fazer nada devido ao excesso de limitações da sociedade?  Refletindo sobre o conceito de igualdade nas visões : Esquerda: Todos nascemos iguais e é a sociedade que nos torna desiguais. Como esta desigualdade tem fonte externa, o ESTADO pode eliminá-las dando oportunidade iguais a todos. Direita:  Não nascemos iguais e a sociedade é que deve ter instrumentos para nos ajudar a lidar com esta desigualdade. Nesta visão o ESTADO deve encontrar as potencialidades de cada indivíduo e ...